18 de maio de 2012

Hormonas vegetais: Quais os efeitos?



Sabemos que as hormonas vegetais em pequenas concentrações são capazes de interferir em qualquer processo fisiológico das plantas, como, por exemplo, a emissão de raízes, elongação de caules, abscisão de folhas e frutas, maturação de frutas, entre outros, tal como mostra a tabela acima apresentada.
A novidade está na possibilidade de produzir laboratorialmente estas substâncias de modo a controlar o desenvolvimento de espécies vegetais com interesse alimentar.
Pesquisas sobre a utilização de substâncias reguladoras do crescimento na agricultura têm sido realizadas em todo o mundo, no entanto, a grande questão é: “Quais os efeitos para saúde?”


Os reguladores químicos quando absorvidos pelo organismo, são transportados para os diversos órgãos. A toxicidade depende do órgão afectado e da dose de contaminante ingerida. Com o aumento da dose ou a exposição prolongada, podem progressivamente vir a serem afectados outros órgãos, estes reguladores enganam o sistemas endócrino levando-o a aceitar novas instruções que distorcem o funcionamento normal do organismo, o que conduz a vários problemas, incluindo disfunções do sistema reprodutivo, com consequências ao nível da capacidade de reprodução, do sistema imunitário, patologias cognitivas e de comportamento e cancros.
Substâncias como os PCB, as dioxinas, os furanos (semelhantes às dioxinas), os ftalatos que podem migrar das embalagens, e vários pesticidas, como o DDT, a dialdrina, o lindano e ainda, a aldrina (pesticida), o cádmio, o chumbo e o mercúrio fazem parte do grupo que levanta mais preocupações aos defensores da agricultura tradicional.
A utilização sistemática de hormonas vegetais poderá acarretar, por outro lado, não só riscos para a saúde pública, mas também riscos ecológicos decorrentes do seu uso abusivo. Este tipo de uso pode pro vocar desequilíbrios ecológicos, ao favorecer o desenvolvimento de determinadas espécies vegetais e ini bindo o crescimento de outras.

Fontes:
http://cienciasdavidaedaterra25.blogspot.pt/2012/04/hormonas-vegetais.html (em 17.05.2012) http://www.deco.proteste.pt/os-alimentos-e-o-ambiente/que-consequencias-para-a-saude-s379821.htm~ (em 16.05.2012)http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/livro/fruticultura_fundamentos_pratica/9.1.htm (em 17.05.2012)

1 comentário:

  1. Gostei muito deste blogue, expecialmente dos vídeos sobre o aquecimento global e a fome no mundo. Acho que estes vídeos são muito comoventes e deviam ser publicados em mais locais, para todas as pessoas, em todo o mundo os verem. O problema é que toda estas pessoas iriam ver os vídeos e depois esquece-los, assim como também eu o irei fazer. Assim, nunca poderemos parar de ver estes vídeos e outros sobre o tema, porque para salvar o nosso mundo e a nossa existência teremos que trabalhar todos juntos e precisamos de um milage. O problema não são só os empresários que nunca irão desistir do empreendimeto fácil através da venda de coisas como os combustíveis fósseis, mas somos também nós, porque com cada escolha no nosso dia-a-dia podemos mmudar algo. Além disso, não podemos esquecer que os jovens de hoje são os empresários e políticos de amanhã. Assi, se calhar até temos a possibilidade de assegurar a nossa existência. mas eu não acredito nisso.

    ResponderEliminar