Já imaginou o que era viver num planeta sem árvores? Seria possível?
Talvez a mensagem transmitida pelo cartoon acima apresentado seja demasiado catastrófica porém, desempenha um papel de alerta para o problema crescente da desflorestação.
Sabemos que a cobertura vegetal assume um papel imprescindível na regulação do clima, visto que é responsável pela absorção de CO₂ da atmosfera, contribuindo deste modo para a diminuição do aquecimento global. Para além disso é ela que alberga uma imensa diversidade biológica.
A floresta amazónica, a maior floresta tropical do mundo e considerada o “pulmão” do nosso planeta, é uma das mais ameaçadas. Neste caso particular as principais causas são a indústria de madeiras, a pecuária e especialmente a obtenção de terrenos para a plantação de soja.
O abate de árvores com o objectivo de converter as áreas em terrenos agrícolas ou para a pecuária é uma das principais causas antrópicas de desflorestação. A juntar a isto temos ainda a sobrexploração de madeiras, a poluição atmosférica, a introdução de espécies invasoras que competem com as espécies nativas, podendo conduzir ao seu desaparecimento, bem como a construção de vias de comunicação e expansão de centros urbanos e ainda os incêndios.
Fonte:
BALDAIA, Ludovina; SILVA, Amparo Dias da; FÉLIX, José Mário; MESQUITA, Almira Fernandes; SANTOS, Maria Ermelinda, Terra Universo da Vida 12, Porto Editora, 2011.
Fontes das imagens (pela ordem apresentada):
Fontes das imagens (pela ordem apresentada):
http://grupo18dtaide.blogspot.pt/ (em 15.05.12)
http://fosselaumasereia.blogspot.pt/2008/11/desflorestao-da-amaznia-sobe-38-por.html (em 15.05.12)
http://fosselaumasereia.blogspot.pt/2008/11/desflorestao-da-amaznia-sobe-38-por.html (em 15.05.12)
Gosto! mas atenção com a formatação... mudem depressa.
ResponderEliminara prof de bio