Hoje em dia têm surgido diferentes alternativas à agricultura industrializada, no sentido de satisfazer as necessidades alimentares e ao mesmo tempo de preservar a biodiversidade e os ecossistemas. Por este motivo, uma das soluções que tem cada vez mais defensores e adeptos é a agricultura biológica. Nos últimos anos, esta tem tido um crescimento apreciável (cerca de 10 a 15% ao ano) sendo praticada em mais de 120 países. A agricultura biológica pauta-se pela não utilização de fertilizantes químicos, nem de pesticidas, nem de hormonas de crescimento.
Vantagens:
Vantagens:
® Preservação do meio ambiente;
® Reduz a erosão dos solos;
® Utiliza de forma racional os recursos hídricos;
® Respeita os seres vivos e os seus habitats, assegurando assim a manutenção da biodiversidade;
® Protege a saúde dos agricultores e dos consumidores, visto que como já foi referido não há aplicação de produtos químicos;
® Produz alimentos mais nutritivos e por isso mais saudáveis, e evidentemente mais saborosos.
Desvantagens:
® É por vezes difícil encontrar estes produtos biológicos (devidamente certificados), visto que existem ainda poucos locais de venda especializados. Nas grandes superfícies comerciais também existem alguns destes produtos porém não em quantidades apreciáveis.
® São mais caros que os produtos hortícolas normais.
Para comprovar este último inconveniente apresentado decidimos ir ao supermercado e elaborar uma lista* com alguns produtos alimentares essenciais para a dieta quotidiana para estabelecermos uma comparação de preços. Vejamos:
Para identificar um produto de origem biológica basta encontrar este símbolo, que garante que aquele produto passou por um sistema de controlo e certificação de acordo com a regulamentação europeia. Recomendamos a consulta de http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-biologicos-logotipo-obrigatorio-na-uniao-europeia-s604711.htm.
Também se podem encontrar produtos biológicos, embora não certificados, em mercados locais onde o consumidor pode dialogar directamente com o produtor para ficar a conhecer modo de produção destes géneros. Em Coimbra, por exemplo, realiza-se todos os sábados o “Mercadinho Biológico” no Jardim Botânico. Caso pretenda obter mais informações consulte http://www.uc.pt/fctuc/dei/jardimbotanico/mercadinhodobotanico.
No entanto, se não quiser gastar tanto dinheiro na compra destes produtos, pode sempre optar por fazer uma horta biológica na sua própria casa. Em http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1380497&page=-1 pode obter mais dicas para levar este projecto avante.
Fontes:
BALDAIA, Ludovina; SILVA, Amparo Dias da; FÉLIX, José Mário; MESQUITA, Almira Fernandes; SANTOS, Maria Ermelinda, Terra Universo da Vida 12, Porto Editora, 2011
Diário de Notícias, Ano 148.º, Nº 52249, 30 de Abril de 2012, (suplemento especial, pág.2)
http://www.agrobio.pt/pt/agricultura-biologica/o-que-e.html (em 17.05.12)
https://sites.google.com/a/colegio-j-barros.com/ap-8od-grupo-4/vantagens-e-desvantagens-da-agricultura-biologica (em 17.05.12)
Boa sugestão!
ResponderEliminarNo tempo de férias e se estiverem na Figueira podem comprar produtos biológicos (não só alimentos) na feira saudável, nas manhãs de domingo. A feira decorre na praça junto ao Clube de ténis. (Inês não coloquei em Inglês ...)
A prof de Bio