O Tetranychus urticae, mais conhecido por ácaro-aranha, é um artrópode com menos de um milímetro de comprimento que se alimenta de mais de 1100 plantas entre as quais se encontram pelo menos 150 com importância agrícola, como o milho, o tomate, as maçãs, as uvas, os citrinos entre outras. A juntar a isto à ainda que referir que este organismo é capaz de resistir não só às toxinas de defesa das plantas das quais se alimenta, como também aos pesticidas utilizados pelos agricultores. Deste modo é fácil de percebermos o porquê destes minúsculos animais serem considerados como uma das maiores pragas agrícolas a nível mundial, sendo responsável por prejuízos de milhões de euros anualmente.
Recentemente foi publicada na revista Nature um artigo em que é revelada a descoberta de uma equipa de 55 cientistas de dez países diferentes, onde se incluíam dois portugueses. Este grupo levou a cabo um projecto de estudo do genoma do ácaro-aranha tentando assim perceber como conseguem vencer as defesas das plantas e resistir aos pesticidas. Desta maneira abrem-se novos rumos no desenvolvimento de diferentes métodos de controlo de pragas agrícolas, nomeadamente deste pequeno inimigo dos agricultores.
Para saber mais sobre esta descoberta científica sugerimos a leitura de http://www.nature.com/nature/journal/v479/n7374/full/nature10640.html e ainda http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51943&op=all
Fonte:
Gostei de saber...
ResponderEliminar