31 de maio de 2012

Smog

Ao contrário do ozono estratosférico, o ozono troposférico é um dos poluentes mais preocupantes em termos de saúde humana provocando dificuldades respiratórias e irritações nos olhos, nariz e garganta e agravamento de doenças cardiovasculares.
O conceito "smog" refere-se a uma mistura de fumo e vapor de água, muito pouco saudável para os seres vivos. Existem dois tipos de smog: fotoquímico e industrial.



O smog fotoquímico é originado por uma inversão térmica e por fumo de veículos o que tem como consequência a acumulação de ozono troposférico provocando problemas de saúde graves.
Uma inversão térmica ocorre quando as condições atmosféricas compactam uma camada de ar frio sob uma camada de ar quente. Isto contribui para o smog pois os poluentes permanecem na mesma posição.
Logo de manhã, os automóveis começam a libertar gases poluentes, compostos orgânicos voláteis ou hidrocarbonetos. Há quebra de ligações no CO2 e o oxigénio atómico pode ligar-se ao O2, originando O3.
A razão pela qual deixamos de ver tão bem no smog é porque os poluentes disseminam a luz.
O smog industrial é originado pela queima de carvão e petróleo, que liberta SO2 e partículas em suspensão.

A nível mundial, ocorre uma dispersão de poluentes devido à ação dos ventos o que provoca a existência de zopnas poluídas longe da fonte de emissão de poluentes.


2 comentários: