31 de maio de 2012

"Buraco" na camada de ozono

O ozono estratosférico desempenha um valor importantíssimo na manutenção da vida na Terra! Ele "filtra" as radiações solares que chegam à superfície da Terra impedindo que os raios UV cheguem até nós, seres vivos.
O ozono troposférico, pelo contrário, os seus efeitos são nocivos para a saúde humana.
Os CFC, gases clorofluorcarbonetos, usados principalmente no fabrico de aparelhos de refrigeração e aerossóis destroem o nosso valioso ozono.



O processo é o seguinte:
Quando chegam à estratosfera, ocorre a fotodissociação dos CFC pela radiação UV, originando radicais livres e átomos de cloro. Os átomos de cloro livres, são extremamente reativos, reagindo rapidamente com o ozono estratosférico.
Cl* + O3 -> ClO* + O2

O maior problema é que neste processo, o átomo de cloro não foi destruido, podendo continuar a reagir com moléculas de O3 indefinidamente, destruindo milhares delas.
ClO* + O* -> Cl* + O2
Cl* + O3 -> ClO* + O2

Outra vez:

ClO* + O* -> Cl* + O2
Cl* + O3 -> ClO* + O2

E outra vez....

E é isto que origina o "buraco" de ozono, como vulgarmente se chama.

Consequências:. queimaduras solares profundas. maior número de cataratas oculares. enfraquecimento do sistema imunitário. diminuição das colheitas na agricultura. redução das espécies de peixes. diminuição da produtividade florestal. aumento das acumulações ácidas. aumento do smog fotoquímico. degradação de plásticos e pinturas exteriores. aumento das doenças oculares em algumas espécies. diminuição das espécies aquáticas sensíveis à radiação ultra-violeta. redução do fitoplâncton superficial. destruição das cadeias alimentares marinhas devido à redução de fitoplâncton. aceleração do aquecimento devido à menor capacidade de o oceano retirar dióxido de carbono da atmosfera através do fitoplâncton. acção dos CFC como gases de estufa
. dilatação térmica da massa de água oceânica. degelo das calotas polares e geleiras

Sem comentários:

Enviar um comentário