Como já vimos os pesticidas são prejudiciais às culturas, logo, tem-se procurado desenvolver novos métodos tendo em conta a preservação do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
O uso de substâncias químicas com local de activação específico diferente da glândula que a produz, hormonas, tem-se revelado bastante eficaz no controlo de pragas.
As hormonas juvenis e de muda intervêm no ciclo reprodutor dos insectos evitando que estes completem o seu ciclo de vida e afetem as culturas.
A construção de armadilhas com ferormonas sintéticas capazes de atrair os insectos na época de acasalamento tem sido uma opção bastante explorada, na medida em que esta não apresenta quaisquer riscos para outras espécies e apenas é necessário aplicar pequenas quantidade, embora, este seja um processo bastante dispendioso. O combate da praga do escaravelho-japonês nos Açores, descrito no manual adotado (pág. 272) é um exemplo efectivo do sucesso desta técnica.
A engenharia genética tem um papel fundamental na exploração de alternativas ao uso de pesticidas. Esta está na base da esterilização de insectos, impedindo a propagação da praga e no aumento da especificidade, eficiência e estabilidade dos biopesticidas, produzidos por microrganismos e otimizados em laboratório.
Por último, sem quaisquer efeitos tóxicos nem manipulação genética, a introdução de predadores, parasitas ou agentes patogénicos nas culturas permite a eliminação das pragas por reprodução selectiva. No entanto este controlo biológico revela-se mais lento do que o químico e mais difícil de controlar pois os próprios seres introduzidos podem transformar-se numa nova praga.
Assim, a aplicação destas novas técnicas permite diminuir consideravelmente os efeitos nocivos do controlo de pragas aumentando, em muitos casos, a viabilidade económica das culturas sem prejudicar o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Fontes:
CARRAJOLA,Cristina; CASTRO, Maria José; HILÁRIO, Teresa, Planeta com Vida 12, Santilana Constância, 2009
BALDAIA, Ludovina; SILVA, Amparo Dias da; FÉLIX, José Mário; MESQUITA, Almira Fernandes; SANTOS, Maria Ermelinda, Terra Universo da Vida 12, Porto Editora,2011
OSÓRIO, Lígia Silva, Preparar os Testes Biologia 12, Areal Editores, 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário