31 de maio de 2012

Poluição dos Solos

A poluição do solo é uma das formas de poluição mais preocupantes, pois afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente. Consiste na presença no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou líquidos produzidos pelo Homem, que prejudiquem as formas de vida e o seu desenvolvimento regular. 

Poluição de origem agrícola, a mais preocupante!

A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de agrotóxicos e pela adopção de técnicas de produção impróprias (ex: cana-de-açúcar, vinhoto, curtumes e criação de gado). Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas nas plantações. Estes impedem que insectos e outros interfiram com a produção. São como uma vacina contra as doenças das plantas. As hormonas, já faladas num tema anterior, proporcionam um crescimento mais rápido e forte ás plantas. O problema é que quando ingerimos esses alimentos, estamos a ingerir também os agrotóxicos e fertilizantes. Destas substâncias nocivas destacam-se os pesticidas e os herbicidas. Cada um extermina um tipo de praga. Os principais fertilizantes são os fosfatos e nitratos, que se vão acumulando no solo e poluindo cada vez mais. 



Aterros sanitários

Uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos são os locais de depósito, denominados aterros. Em geral, um aterro sanitário deve ter vida útil de, no mínimo, 10 anos mas alguns não chegam a durar esse tempo. A área para instalação do aterro deve ser criteriosamente avaliada, levando-se em conta principalmente a condição das águas no local, deve-se evitar a possibilidade de contaminação dos lençóis freáticos, a ausência de populações próximas é muito importante, assim como a sua localização quer a nível de acessos quer a nível de arejamento (zonas altas). Os resíduos, antes de serem depositados em aterro, devem ser devidamente compactados a fim de economizar espaço útil. O fundo e os lados dos aterros são vedados com duas camadas de telas impermeáveis de forma a evitar a passagem das águas dos resíduos (lixiviados) para o solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário