31 de maio de 2012
Cuidado com que o bebes!
A questão se calhar não será o que bebes mas de onde bebes, a falta de informação relativa à qualidade da água dos fontanários de todo o país representa elevados riscos para a saúde das populações, vejamos um exemplo recente:
"Fontanários públicos: 12 com água imprópria para consumo
Junho de 2011
De norte a sul do país, recolhemos amostras de 35 fontanários: 1 em 3 continha água de má qualidade. Ingeri-la é arriscar a saúde, pois não tem ligação à rede pública, nem tratamento ou controlo.
A água de 12 dos 35 fontanários que analisámos está imprópria para beber. Em Caneças, Odivelas, a água excede o limite máximo de chumbo e alumínio. Em Abrantes, detetámos valores elevados de manganês, metal pesado perigoso por acumular-se no organismo. Nas restantes 10 (Almeida, Baião, Beja, Elvas, Loulé, Nisa, Santarém, Santiago do Cacém, Vale de Cambra e Santa Maria de Viseu), a principal razão deve-se a contaminação bacteriológica por E. coli, Enterococus, Clostridium Perfringens ou coliformes fecais.
Geralmente, estes microrganismos habitam nos intestinos de animais de sangue quente como o Homem. Febre, diarreia e vómitos são sintomas comuns, típicos de gastroenterite e intoxicação alimentar. Infeções urinárias e, mais raramente, endocardite bacteriana, são também efeitos. Crianças, idosos e indivíduos debilitados podem ser os mais afetados. Quando a água se revelou imprópria por contaminação bacteriológica, dispensámos a pesquisa dos parâmetros físico-químicos e dos pesticidas.
Informámos as entidades responsáveis: câmaras municipais, juntas de freguesia e autoridades regionais de saúde. Sete anos após o último estudo (TESTE SAÚDE n.º 50, agosto de 2004), voltámos a estudar os 18 fontanários que revelaram água contaminada: 7 continuam a fornecer água inapta para beber sem indicarem o facto.
Não desvalorize os avisos junto aos fontanários, como “água não controlada”. Não beba a sua água se desconhecer a qualidade. Sempre que possível, recorra à água da rede pública de abastecimento. Esta é sujeita a análises regulares e apresenta garantias de estar apta para consumo. Se está em viagem e não tem acesso facilitado a água da rede, previna-se com garrafas. Numa fonte privada, furo ou poço, e dada a possibilidade de contaminação, realize análises periódicas para avaliar a qualidade e assegurar a inexistência de perigo para o utilizador."
A DECO DISPONIBILIZA OS RELATÓRIOS DA QUALIDADE DA ÁGUA DE TODOS OS FONTANÁRIOS ANALISADOS EM http://www.deco.proteste.pt/saude/fontanarios-publicos-12-com-agua-impropria-para-consumo-s648171.htm, CONSULTA E INFORMA-TE!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário