São principalmente o NO2 e o SO2, produzidos principalmente no tráfego e nas centrais termoelétricas que produzem ácidos com este poder destruidor, como o ácido nítrico e o ácido sulfúrico. A expressão "chuva ácida" não se aplica só a chuva propriamente dita mas também a neve e nevoeiro.
As principais causas da chuva ácida são a queima de combustíveis fosséis relacionada com os transportes e as centrais termoelétricas, como já referimos. Mas também a agricultura é responsável por este desastre ambiental por causa das lixeiras ao ar livre. Também os vulcões e a decomposição de matéria orgânica são dos fenómenos naturais que mais contribuem para estas emissões que vão provocar as chuvas ácidas.
As consequências são muitas, pode referir-se as principais:
A qualidade dos solos é alterada provocando enormes perdas na produtividade na agricultura e morte de variadissimas plantas.
A alteração do pH da água em rios e lagos leva à morte de muitos peixes e outros seres vivos.
Atua negativamente na saúde humana (se por exemplo ingerimos um peixe "contaminado").
Os monumentos são seriamente danificados.
Nota: As chuvas ácidas passaram rapidamente de um problema de poluição regional, de zonas industrializadas e desenvolvidas, para um problema global de poluição. Isto porque os poluentes emitidos podem ser transportados pelos ventos com facilidade, percorrendo grandes distâncias.
Assim a nossa missão é de facto diminuir as emissões destes poluentes. (Antes que seja tarde demais!) E já agora: anda a pé – é bom para a saúde e diminuem-se as emissões de muitos poluentes que os automóveis enviam para a atmosfera, esse bem tão precioso e indispensável!
Sem comentários:
Enviar um comentário