31 de maio de 2012

Águas poluídas, porquê?

Define-se como poluição da água qualquer alteração física, biológica ou química da qualidade da água que a torna imprópria para o fim a que se destina ou causa danos aos organismos vivos.

A poluição aquática pode ter como origem fontes localizadas tais como estações de tratamento de água residuais, minas abandonadas e tanques de combustível ou fontes dispersas como é o caso das áreas agrícolas e os centros urbanos.



Podemos distinguir os seguintes tipos de poluição de acordo com as suas causas:

por contaminação biológica – é uma das formas mais perigosas de poluição das águas pois não se vê facilmente a olho nú. É provocada pelo lixo e pelos esgotos domésticos lançados na água sem tratamento e que levam ao desenvolvimento de microrganismos patogénicos causadores de doenças e responsáveis pelo desequilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

por contaminação química – é provocada por ácidos e metais pesados (mercúrio, chumbo) lançados pelas fábricas e indústrias. Pode ter origem nos detergentes, adubos, insecticidas e herbicidas utilizados na agricultura, e que são arrastados pelas águas das chuvas até aos rios e depois para o mar



Dentro destas grandes categorias, destacam-se como principais fontes de poluição:

  • ACTIVIDADES AGRÍCOLAS – uso de pesticidas, fertilizantes químicos e outras substâncias tóxicas, que se infiltram nos solos e contaminam as águas subterrâneas.
  • ACTIVIDADES DOMÉSTICAS – uso de detergentes com fosfatos para lavar a roupa (chamam-se biodegradáveis porque são, a curto prazo, degradados em 80%) que, em contacto com a água, funcionam como “adubo” e potenciam o crescimento de fitoplâncton, algas e plantas, que se alimentam à base de nutrientes. Quando estes se esgotam, os organismos morrem, pelo que a sua decomposição vai consumir o oxigénio dissolvido na água e formar gases tóxicos. 
  • ESGOTOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS – quando descarregados directamente nos rios provocam a sua contaminação, pois contêm, alguns deles, água a temperaturas elevadas, venenos tóxicos, restos orgânicos, bactérias e vírus perigosos, o que provoca a morte de muitos seres vivos, podendo mesmo transformar a zona da ribeira num “deserto biológico”, escuro, mal cheiroso, turvo, com espuma e bolhas à superfície de várias cores. 
  • ACTIVIDADES INDUSTRIAIS – de realçar as indústrias alimentares, refinarias e fábricas de pasta de papel, que lançam nos seus esgotos óleos, celulose e produtos sintéticos como tintas e plásticos. 
  • OUTRAS INDÚSTRIAS – como centrais de energia eléctrica que descarregam nos rios água muito quente e substâncias tóxicas (radioactivas e metais pesados) e indústrias do petróleo cujos navios deixam o rasto de petróleo e derivados, como o crude e nafta, por onde passam. 
  • CONSTRUÇÕES COSTEIRAS – durante a época de chuvas, a água escorre das construções, junto das margens para o rio, contaminando-o.


  • FONTES:
    CARRAJOLA,Cristina; CASTRO, Maria José; HILÁRIO, Teresa, Planeta com Vida 12, Santilana Constância, 2009
    BALDAIA, Ludovina; SILVA, Amparo Dias da; FÉLIX, José Mário; MESQUITA, Almira Fernandes; SANTOS, Maria Ermelinda, Terra Universo da Vida 12, Porto Editora,2011
    OSÓRIO, Lígia Silva, Preparar os Testes Biologia 12, Areal Editores, 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário